Por que tomar café melhor
Café Especial,  Iniciante

Por que você deve investir num café melhor?

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você, que é um novato no mundo dos cafés, deve se perguntar porque café especial é tão melhor do que o tradicional. Os benefícios justificam o “preço maior”?
Afinal, você nunca teve problemas com o café preto de todas as manhãs… o que torna os dois tão diferentes? E, mais do que isso, porque você deve investir num café melhor? Nós podemos te ajudar com isso!

Separamos aqui alguns motivos que vão te mostrar que a vida é muito curta para tomar café ruim.

#1 – É bom para a saúde

Já falamos sobre vários benefícios do café para a saúde aqui do blog, mas caso você não tenha dado uma olhada nele, aqui vai: nossa bebida favorita é uma excelente fonte de antioxidantes e outras substâncias benéficas à sua dieta. Alguns estudos comprovam que tomar café diminui a incidência de derrames e doenças cardíacas, além de auxiliar no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson. Como o café especial costuma possuir uma torra mais clara, que preserva a maior parte dos óleos e nutrientes, pode otimizar ainda mais esses benefícios.

#2 – Alivia o estresse

Embora muita gente ache que o estresse pode ser aumentado pela ingestão de cafeína, isso não passa de um mito. Na verdade, o que acontece é o contrário: o café aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda a reduzir o estresse. Além disso, a serotonina regula humor, sono, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e funções intelectuais. Pelo visto, tomar café pode até deixar a gente mais inteligente!

#3 – Tem diferentes sabores

O café especial, seja em grãos, moído ou em cápsula, apresenta inúmeras características que vão muito além do sabor habitual do café preto. Isso significa que cada café especial vai te oferecer sensações e sabores únicos; ou seja, cada xícara é uma experiência de degustação diferente. Com isso, uma jornada pelo mundo dos cafés especiais não é nada menos do que surpreendente. Aos poucos, você passa a compreender traços de sabor da bebida e desenvolve seu gosto pessoal.

#4 – Dispensa açúcar

Sendo a produção de café especial mais criteriosa do que a de tradicional, alguns processos cuidadosos são realizados. Entre eles, está a secagem e a torra do fruto do café, que é doce e cheio de néctar. Os produtores têm o desafio de preservar essa doçura ao longo desses processos, produzindo assim um café naturalmente adocicado; isto é, como chamamos, um café frutado. É claro que, mesmo que a bebida dispense o açúcar, incluí-lo ou não é uma escolha sua. Afinal, seu gosto, seu café. Mas o uso da sacarose serve para mascarar imperfeições na bebida. Se quer conhecer o sabor real da sua xícara de café especial, porém, tente deixar de lado o açúcar.

#5 – É mais barato do que parece

Vamos fazer uma breve comparação. Para isso, usaremos proporções comuns de preparo (1g para 10ml de água) e a medida habitual de 60ml das xícaras. Assim, já sabemos que cada dose pode ser feita com 6g de pó de café. Isso significa que, com um pacote de 250g de café especial, você pode fazer mais de 40 xícaras! Um pacote de R$ 24,50, por exemplo, permite que você deguste um café de alta qualidade por menos de R$ 1 a xícara. Consideravelmente mais barato e definitivamente mais gostoso do que o café preto de lanchonetes por aí.


#6 – Tradicional X Especial

arábica x robusta

Quem acompanha o blog já sabe, mas existem várias diferenças entre cafés tradicionais e especiaisespecialmente quando comparamos a produção. Primeiramente, todo café especial é produzido com café 100% arábica sem defeitos, que são grãos quebrados, pretos, verdes, ardidos ou brocados. O café tradicional, por sua vez, é feito predominantemente com robusta (grão mais barato e de menor qualidade, resultando numa bebida mais amarga). Esse último pode ser produzido a partir da mistura de grãos robusta e arábica, mas os grãos de arábica costumam ter defeitos.

A torra escura realizada no café tradicional acentua o amargor e diminui corpo e acidez, deixando o café “mais forte”; apesar disso, ela tende a queimar o café, destruindo traços sutis de sabor e deixando gosto de queimado. A verdade é que o café “extra forte” é formado por grãos de baixa qualidade, tão torrados que os defeitos e características (inclusive os nutrientes) são mascarados…

E estes são só alguns dos motivos para te convencer que vale a pena investir em tomar um café melhor. Está pronto para iniciar uma jornada única e inigualável pelo mundo dos cafés especiais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *