História da Starbucks
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Starbucks: a história por trás da maior rede de cafeterias do mundo

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Você conhece a Starbucks?

Mesmo quem nunca visitou a cafeteria já ouviu seu nome ou é capaz de reconhecer a sua marca. Isso não é uma surpresa: a Starbucks representa hoje a cafeteria mais famosa do mundo todo. O potencial da marca é tão grande que especialistas acreditam que ela é capaz de chegar ao nível Coca-Cola de reconhecimento.

A pergunta que fica, então, é: como isto aconteceu? 

No artigo de hoje, vamos falar sobre a história da Starbucks. Vamos entender como uma pequena loja de cafés importados se tornou a maior rede de cafeterias do mundo.– revolucionando o mercado americano de cafés e no topo da segunda onda do café!

A história da Starbucks

A trajetória dessa empresa de quase 50 anos é longa e cheia de evoluções. Aqui, vamos contemplar cada etapa dessa história de sucesso.

O início

Tudo começou em 1971.

Na época, a Starbucks não passava de um pequeno espaço no histórico mercado público Pike Place, em Seattle, Estados Unidos. Foi fundada por dois professores, Zev Siegel e Jerry Baldwin, e pelo escritor Gordon Bowker, unidos pela paixão por cafés. Comercializavam cafés de alta qualidade torrados na hora, importados do mundo todo. 

O diferencial da loja era sua torra que, mais escura, garantia um café mais encorpado para os clientes. Os cafés em grãos eram comercializados para o preparo em casa, como era cultura na época.

O nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck, primeiro-imediato do capitão Ahab em Moby Dick, clássico da literatura estadunidense. A marca, que representa uma sereia com duas caldas, foi inspirada em ilustrações nórdicas do ser místico. 

Tanto o nome quando a ideia evocada pela sereia foram bem escolhidos.– a cafeteria não apenas evocava a ideia romântica das navegações e a tradição do comércio marítimo de cafés; com seus cafés exóticos de países de todo o mundo, a Starbucks oferecia à população de Seattle novas, inesperadas e impressionantes aventuras.

A chegada de Howard Schultz

Dez anos mais tarde, a Starbucks tinha 4 lojas espalhadas por Seattle. Com sua alta demanda de máquinas de coar cafés, a empresa conquistou a atenção e a curiosidade do então gerente da Hammarplast (firma sueca de utensílios de cozinha) – Howard Schultz.

Schultz quis conhecer a Starbucks – Coffee, Tea and Spice e pegou um avião em direção à costa oeste do país. Deparou-se com um local pequeno e modesto que surpreendeu logo à entrada: era um perfeito templo de adoração ao café. Caixas e mais caixas de cafés em grãos do mundo todo estavam empilhadas atrás do balcão. E, ao experimentar o delicioso café da Ilha de Sumatra, Schultz foi fisgado.

No ano seguinte, em 1982, o americano se juntou à Starbucks como diretor de operações de varejo e marketing.

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Propondo mudanças

Em 1983, Howard Schultz viajou para a Itália e se apaixonou pelas cafeterias de lá, que inspiravam momentos de troca e felicidade aliados ao indispensável cafezinho. Viu naquela cultura algo que poderia ser reproduzido em Seattle e ficou tentado a experimentar. 

No ano seguinte, conseguiu convencer os donos a fazer um teste, oferecendo o primeiro Caffè Latte Starbucks. Embora o teste tenha sido um sucesso, os donos da Starbucks não quiseram seguir com a ideia, já que acreditavam que ela mudaria drasticamente o foco da empresa. 

Vendo potencial para aquele negócio, Schultz saiu da empresa em 1985 para fundar sua própria cafeteria: Il Giornale. 

A proposta era simples: servir cafés de excelência com a classe italiana em um local aconchegante. Com isso, esperava-se que os habitantes de Seattle criassem o hábito de visitar a loja sempre; e foi dito e feito! Apresentados a bebidas como latte e mocha, a clientela rapidamente se apaixonou por essa nova forma de tomar café.

Starbucks Corporation

O sucesso da Il Giornale foi tamanho que, em 1987, com a ajuda de investidores locais, Howard Schultz comprou as lojas, a torrefação e a marca Starbucks. Deu às suas cafeterias o nome Starbucks e começou a expandir a marca, abrindo lojas em Chicago e em Vancouver. Ao final desse ano, a Starbucks Corporation já tinha 17 lojas. 

A expansão da marca foi rápida e, em 1994, já haviam 425 lojas Starbucks abertas. Nesse período, sob a cuidadosa gestão de Schultz, várias atitudes foram tomadas: a empresa estabeleceu um sistema de venda de produtos por catálogo; abriu uma loja licenciada no Aeroporto de Seattle, aumentando sua visibilidade; lançou ações na Bolsa de Valores Nasdaq, chegando a valer US$ 273 milhões ao final do pregão; iniciou uma parceria proveitosa com a rede de livrarias Barnes & Nobles, instalando pequenas cafeterias dentro das lojas; e, não menos importante, inaugurando sua primeira loja com sistema drive-thru!

A febre Frappuccino®

O ano de 1995 foi marcado por um produto que ganhou o coração de todos os clientes Starbucks:.o Frappuccino®! A bebida que mistura o frappé com o cappuccino foi criada e registrada pela The Coffee Connection; a companhia foi adquirida pela Starbucks no ano anterior e a bebida passou a fazer parte dos cardápios das unidades. 

O sucesso foi tão grande que o produto foi responsável por 11% das vendas de verão. Em 1996, a empresa passou a comercializar o Frappuccino® engarrafado e a paixão pelo produto era grande; ele chegou até mesmo a ganhar o prêmio de Melhor Produto Novo do Ano nos Estados Unidos.

Hoje em dia, o Frappuccino® é mais do que uma bebida insubstituível:.é também o responsável por mais de US$ 2.5 bilhões em vendas da Starbucks anualmente! Atendendo a um público mais amplo, a empresa logo criou diferentes versões da bebida de sucesso, que pode ser pedida à base de creme ou de café.

Expansão global

No começo de 1996, a Starbucks fechou um acordo que aumentou ainda mais sua visibilidade:.em janeiro, o café da empresa passou a ser servido em todos os vôos da United Airlines, atingindo anualmente um mercado de aproximadamente 20 milhões de pessoas.

Nesse ano, foi aberta no Japão a primeira loja Starbucks fora da América do Norte. Daí em diante, a empresa seguiu se expandindo; nos anos que se seguiram, a empresa passou 1.015 (em 1996) para 12.440 lojas dez anos mais tarde. 

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Em 2006, já existiam lojas Starbucks em 38 mercados além dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão:.Singapura, Filipinas, Inglaterra, Malásia, Nova Zelândia, Taiwan, Tailândia, China, Kuwait, Líbano, Coréia do Sul, Austrália, Bahrein, Hong Kong, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Áustria, Escócia, Suíça, País de Gales, Alemanha, Grécia, Indonésia, México, Omã, Porto Rico, Espanha, Chile, Chipre, Peru, Turquia, França, Reino Unido, Bahamas, Irlanda, Jordânia, Brasil e Egito.

A marca segue se expandindo e hoje conta com cerca de 30.000 lojas, espalhadas por 80 mercados no mundo todo. 

Parcerias, novidades e aquisições importantes

1995: 

Parceria com a Dreyer’s Grand Ice Cream para lançamento dos sorvetes Starbucks Super Premium Ice Cream. Em 8 meses, se torna o sorvete de café mais vendido dos Estados Unidos. A linha foi descontinuada em 2013. 

1997: 

É lançada a máquina de espresso doméstica Starbucks Barista.

1998: 

Consolida-se parceria entre a Starbucks e a Kraft Foods, que passa a oferecer os cafés da empresa em grandes supermercados e lojas de conveniência. É lançado o site starbucks.com.

1999: 

A Tazo Tea Company, empresa conhecida pela produção de chás de alta qualidade, é comprada pela pela Starbucks. Tazo passa a ser a marca Starbucks de chás nas cafeterias da companhia. A empresa acabou sendo vendida para a Unilever em 2017.

2000: 

É lançada a linha de cafés orgânicos com certificado de procedência Commitment to Origins.

2001: 

A empresa lança o Starbucks Card, um cartão-presente recarregável para ser utilizado nas lojas da rede.

2002: 

As lojas Starbucks passam a oferecer wi-fi para seus clientes.

2004: 

A Starbucks passa a oferecer serviços de gravação de CD’s em algumas lojas; foi um grande sucesso e a empresa abriu até mesmo um selo próprio (Starbucks Hear Music), com o qual lançava faixas exclusivas. Também foi nesse ano que a empresa começou a promover a Starbucks Master Class para seus baristas; nesse curso, seus “partners” eram treinados para se tornarem mestres do café. Quem concluiu esse curso pode usar um avental preto ao invés do verde habitual.

2005: 

Parceria com a Jim Beam Brands Co. para a produção de licores de café e de creme. Estes são vendidos apenas em restaurantes, bares e casas especializadas. Também é feita a aquisição da marca de água mineral Ethos; cada garrafa de Ethos vendida representa U$ 0,05 doados para causas humanitárias.

2006: 

A Starbucks oferece com exclusividade um dos mais antigos e raros cafés do mundo: Rwanda Blue Bourbon Black Apron Exclusives.

2008: 

Parceria com a Hershey’s para a produção de chocolates com sabores de cafés e chás. Foi lançado o café Pike Place Roast, que se tornou o mais vendido da rede.

2009: 

É criado o programa de fidelidade My Starbucks Rewards®, que oferece vantagens em três níveis para clientes participantes. É lançado o Starbucks VIA®, um café instantâneo que serviria como porta de entrada para quem não conhecia a marca. Tem início uma estratégia de lojas “laboratório” para experimentação de produtos e de novas ideias.

2012: 

É lançada a linha de bebidas energéticas à base de café verde, a Starbucks Refreshers™. A Starbucks lança também também a máquina Verismo®, máquina de cápsulas do café da empresa. As cápsulas oferecem bebidas espresso, latte e coadas. Também é comprada a Bay Bread e sua marca de padarias, a La Boulange.

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2013: 

Lançamento da Starbucks Discoveries: Iced Cafe Favorites. A linha de bebidas prontas (feita com café, 2% de leite e aromas naturais) era vendida em lojas de conveniência e supermercados. Seus primeiros sabores foram Caramel Macchiato, Caffè Mocha e Vanilla Latte. São inauguradas as primeiras lojas Starbucks em parques da Disney.

2019:

Nestlé e Starbucks fecham um acordo e passam a oferecer cápsulas compatíveis Nespresso® e Dolce Gusto® pela iniciativa Starbucks at Home. É inaugurada a primeira Starbucks NOW; é a primeira loja Starbucks voltada para experiências mais rápidas, com pedidos online. A loja tem menos mesas e cadeiras e teve seu cardápio adaptado, privilegiando opções para viagem. Ela marca o início de uma reformulação da proposta da empresa, pensada inicialmente para começar em 2023 mas adiantada devido à pandemia de COVID-19.

2020:

É lançada uma linha de cafés solúveis em lata ou em sachê. A linha inclui cafés de torra média e escura e variedades com leite, nos sabores Cappuccino, Caffè Latte, Caffè Mocha, Caramel Latte e Vanilla Latte.

História da Starbucks: uma inspiração

Toda a história da Starbucks mostra como o amor a uma ideia e a vontade de prosperar rende frutos; e, nesse caso, rende também cerca de 30.000 lojas pelo mundo afora! 

Mas agora, ficam as dúvidas: O que tornou essa empresa tão diferente das demais? O que faz a Starbucks ser única?

Para responder a estas perguntas, precisaremos falar sobre a cultura e o marketing dessa empresa de quase 50 anos de idade. E, se você quer entender mais sobre isso, não deixe de acompanhar nosso blog! Em breve, escreveremos um artigo explicando tudo sobre o trabalho fora de série realizado pelo que já foi uma pequena loja em Seattle.

Até a próxima!

Fontes pesquisadas:

Sites oficiais da Starbucks – www.starbucks.com/, www.starbucks.com.br/, www.starbucksathome.com/br/

Mundo das Marcas – www.mundodasmarcas.blogspot.com/

3 Comentários

  • Gilma Ferreira

    Sou apaixonada pelos produtos da starbucks.
    Se eu ganhasse na mega sena compraria uma franquia, só pelo praser de fazer parte dessa linda história de voces.

  • Leandeson Reis Silva

    Que história incrível, fui insentivado a pesquisar por conta do livro que estou lendo a “A Estratégia Do Oceano azul”, achei incrível todos esses anos em que eles foram se reinventado, a Starbucks é o exemplo perfeito de “Oceano Azul”🙏⭐⭐⭐⭐⭐

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