Café fresco - 5 dicas de como armazenar café em casa
Barista,  Café Especial,  Iniciante

Café fresco: 5 dicas de como armazenar café em casa

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Está para existir algo mais gostoso do que uma boa xícara de café fresco, não é?

A cada dia, cafeterias com opções deliciosas abrem em todas as cidades, e toda semana há algo novo para experimentar! Mas tomar café em cafeterias sempre é impraticável, e pode ficar um pouco caro.

A solução?

Aprender a fazer um café fresco e delicioso com grãos de qualidade em sua própria casa.

No entanto, quando você leva o processo para casa, você é responsável por algo que antes deixava para as cafeterias: armazenar os grãos de café!

Você pode investir em grãos de café de qualidade e cafeteiras especiais, mas se não tomar o cuidado de guardar o café corretamente, ainda estará consumindo uma bebida de menor qualidade.

Por que se preocupar com o armazenamento correto de grãos de café?

Talvez a primeira coisa que devemos discutir é o porquê de você se preocupar em armazenar seu café corretamente.

O sabor fresco é a principal razão pela qual você deve armazenar os grãos de café de maneira adequada, mas também há muitas evidências de como o consumo regular de café promove a boa saúde. E adivinha? Muitos desses estudos foram realizados com café fresco!

Por exemplo, o café é conhecido por prevenir doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 e pode te ajudar a emagrecer. Ele também possui muitos antioxidantes que ajudam a remover as toxinas do seu corpo, mas os mesmos desaparecem quando o café envelhece.

Assim, aqui estão algumas dicas de como armazenar grãos de café em sua própria casa:

1. Se possível, compre café em grãos em vez de moído

O café de grãos inteiros dura mais tempo porque o café pré-moído tem uma tonelada a mais de área de superfície, o que significa que ele oxida muito mais rápido. Os benefícios, ao nosso ver, compensam os custos com um pequeno moedor de cafés.

2. Evite geladeiras e freezers

Geladeiras são um padrão de preservação, e colocar café na geladeira é provavelmente algo que você aprendeu com sua avó. Bem, não quero desrespeitar seus antepassados, mas eles estavam errados.

As geladeiras e freezers são úmidos e, ao colocar o café no interior, você o expõe a essa umidade. Isto pode sacrificar o sabor e a qualidade do café. Além disso, o café é alimento extremamente sensível a cheiros, então ao ficar na geladeira é muito provável que ele absorva os odores mais fortes, alterando seu sabor. 

3. Procure lugares frios, secos e escuros

Em vez da geladeira ou freezer, você precisa encontrar algum lugar da sua casa que seja fresco, seco e longe da luz solar.

Não deixe que o café fique na bancada onde o sol bate, pois isso irá seca-lo demais e afetar o sabor e a qualidade. Armazená-lo dentro de um armário fresco é uma boa ideia.

4. Opte por recipientes de vidro ou cerâmica

Se o seu café vier em embalagem com válvula e lacre de fechamento, você pode optar por guarda-lo nela mesma. Estas embalagens ajudam a conservar o produto de uma forma satisfatória, mas se quiser coloca-lo em outro recipiente, a melhor coisa que você pode fazer é investir em um recipiente hermético de vidro ou cerâmica.

5. Compre e armazene pequenas quantidades

Embora todas essas dicas certamente ajudem a manter o frescor do seu café, como mencionamos anteriormente, você não pode conservá-lo para sempre.

Portanto, uma solução possível para isso é não armazenar café por muito tempo. Compre pequenas quantidades com mais frequência para ter certeza de que sempre consumirá um café fresco e delicioso.

Conclusão

É impossível manter o café  fresco para sempre. A mãe natureza sempre vencerá, mas com as dicas acima você se certifica de que ele permanecerá fresco por mais tempo. Isso significa uma dieta mais saudável e saborosa todas as manhãs para você e sua família.

3 Comentários

    • Isabela Santos

      Olá Lucas!

      Agradecemos pela sugestão!

      Para verificar o quão fresco seu café está, sempre preste atenção na data da torra e nunca na data de validade ao fazer a compra. A partir do momento em que o café é moído, ele já começa a perder seu sabor. Por isso, a maneira de conservar o café é determinante na qualidade da bebida. O ideal é armazená-lo em embalagens longe da luz, da umidade, do calor e do ar (potes hermeticamente fechados evitam o contato com o ar).

      Abraço!

  • EDUARDO BERNARDO AGUIAR

    Já perdi muito café por deixar fora da refrigeração não caio mais nessa falácia sem base científica. Conservo agora em freezer e tenho percebido que o sabor e aroma permanecem mesmo em amostras propositalmente esquecidas no freezer o mesmo não se observou em uma amostra deixado fora da refrigeração. Mas o que mais surte resultado mesmo é comprar pouco e não precisar armazenar. Assino o envio sistemático e aproveito o melhor do café, ainda assim conservo em freezer. Teste você mesmo e não caia mais nessa falácia de que o freezer não é boa escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *