Tipos de Máquina de Café Espresso: por que Cápsulas?
- Apaixonado(a) ()
- Gosto Muito ()
- Curto um pouco ()
Seja no café da manhã ou durante a pausa da tarde, tomar um café é parte do dia a dia de boa parte dos brasileiros. Para ajudá-lo a tornar estes momentos ainda mais prazerosos, já falamos sobre métodos de fazer café para iniciantes, agora vamos juntar tecnologia, praticidade e sabor. Mas, na correria do dia a dia, a máquina de café espresso veio para ficar. E as cápsulas de café têm se tornado as queridinhos nas residências e empresas.
Vamos entender um pouco sobre cada tipo de máquina de café espresso e sobre o sistema de cápsulas?
Tipos de Máquina de Café Espresso
Se o café é a segunda bebida mais ingerida mundialmente, o espresso vem para garantir uma experiência ainda mais forte e encorpada. As cafeteiras espresso têm se modernizado cada vez mais e sua funcionalidade contribui para o interesse por essas máquinas. Mas como funciona cada modelo?
Máquina de Café Espresso Manual ou Semiautomática
A cafeteira espresso manual é uma boa opção para quem é conhecedor de café e também dessas máquinas. Afinal, elas requerem cuidados específicos com a moagem e dosagem do café. Uma máquina de café espresso semiautomática não se difere muito da manual, trata-se de um meio termo entre o preparo automático e o manual.
Algumas funções das cafeteiras semiautomáticas também podem ser reguláveis, como pressão, tempo de preparo e temperatura. Apesar da semiautomática ainda exigir a medição e a compactação do café moído, a grande diferença entre ela e uma máquina de café espresso manual é que a primeira possui uma programação específica para uma certa quantidade de café – uma ou duas xícaras, normalmente.
Máquina de Café Espresso Automática e Super-automática
Autonomia e rapidez. As cafeteiras espresso automáticas e super automáticas são muito utilizadas em estabelecimentos comerciais. Mesmo que a qualidade da bebida fique um pouco vulnerável, essas cafeteiras possuem um moinho eficiente e de fácil funcionamento.
Nesses modelos, características como volume de água e a pressão em que esta é submetida são pré-definidos. As máquinas de café espresso super automáticas são bem potentes, e costumam ter os valores mais elevados do mercado.
Máquinas de Café Espresso em Cápsulas
Imagine fazer um café espresso rapidamente, sem a necessidade de desenvolver habilidades especiais para isso. As máquinas de café espresso em cápsulas proporcionam praticidade e qualidade.
Uma cafeteira de cápsulas funciona a partir da pressão, como os outros modelos, mas não exige um moedor de café, por exemplo. Não é preciso se preocupar com a dosagem certa do café, ou mesmo com a sujeira do pó após o espresso pronto. Tanto a medida certa, quanto a pressão e temperatura da água são automáticas.
Sistema de Cápsulas
As cápsulas tornaram-se muito populares nos últimos anos. São recipientes de plásticos tampadas por um selo de folha de alumínio, contendo a quantidade certa de café moído para uma xícara. Com preço acessível, as cápsulas ocupam pouco espaço e sempre são compatíveis com determinada máquina de café espresso.
O preparo de um café espresso de cápsula é simples. Basta colocar água no recipiente, encaixar a cápsula no compartimento próprio e abaixar a tampa. Cerca de 30 segundos depois, o espresso estará pronto.
A maioria das marcas de cápsulas oferece uma variedade de cápsulas de café, com base em diferentes tipos de torra e origens do grão. É possível preparar vários sabores de café espresso em uma mesma máquina, com rapidez e qualidade.
E quais são estas máquinas? Quais as diferenças entre elas? Existe uma melhor que a outra? Fique ligado, em nosso próximo post, vamos comparar os tipos de máquina de café espresso em cápsulas!