Nossa Senhora do Café
Curiosidades

Curiosidades: Nossa Senhora do Café

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

No dia 9 de agosto, nós, amantes de café, temos algo a comemorar: o dia de Nossa Senhora do Café, padroeira dos cafeicultores!

Epa, mas que história é essa? Se essa santa é novidade pra você, vem com a gente que vamos contar direitinho de onde isso saiu.

Origem

Ana Maria Negrini

Essa história começa na cidade de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo. Foi a professora Ana Maria Negrini, criada nos cafezais de seus pais, quem deu início à história da santa: durante o período da faculdade, em 1964, ela escreveu o artigo “Minha Nossa Senhora de Café” para a revista católica em que trabalhava. Nele, fazia uma conexão entre Nossa Senhora Aparecida e sua “cor de café”.

Muitos anos mais tarde, o redator do jornal da Cooperativa de Cafeicultores da cidade pediu sua colaboração. Ela escreveu outro artigo com o mesmo nome. Nele, falava sobre as aflições dos cafeicultores e fazia apelos à Nossa Senhora para que olhasse por eles.

Para sua surpresa, seu artigo chegou ao Rio de Janeiro. No dia 08 de setembro de 2001, o professor Albertino Fonseca enviou para Pinhal, pelo correio, um desenho da santa. Porém, ele vinha com os dizeres “Nossa Senhora do Café do Brasil”. O “erro” da preposição foi o que deu início à devoção a ela: não mais Nossa Senhora de Café, a santa ganhou seu próprio título.

Reconhecimento

Capela Nossa Senhora do Café - Espírito Santo do PinhalFicou decidido que o dia da padroeira dos cafeicultores seria no dia 09 de agosto, aniversário da Cooperativa. A empresa foi responsável pela construção da primeira Capela da santa, cuja arquitetura imita um armazém de café do século 18.

Livro Nossa Senhora do Café

Em 2004, a cidade participou pela primeira vez da ExpoCatólica e levou a imagem da padroeira, esculpida por um artesão da cidade de Pedreira. A Nossa Senhora do Café foi um sucesso ano após ano. Em 2010, a professora que deu início a essa história foi convidada pela Edições Loyola a escrever o livro: “Nossa Senhora do Café: História e Devoção no Brasil”. Ele foi aprovado pela Igreja Católica, tendo a benção do bispo dom Davi.

Gruta Nossa Senhora do Café - MachadoA história de devoção ultrapassou a fronteira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A cidade de Machado conta hoje com uma capela e uma gruta dedicadas à santa. A segunda é aberta a visitantes e possui uma imagem em tamanho maior da santa.

Os devotos da cidade, que dedicam à santa uma missa por mês, acreditam que a cidade foi abençoada. De acordo com eles, os cafezais em 2016 não sofreram com pragas graves, a chuva foi mansa e a grana esteve muito bonita.

Gruta Nossa Senhora do Café - Machado

Imagem

Diferentemente da versão colombiana (Virgen del Café), a Nossa Senhora do Café tem um design com as cores do café. Morena, tem o manto na cor do grão torrado e túnica e véu na cor do grão cru. De acordo com Ana, mais de seis mil imagens da santa foram produzidas até hoje. 

E aí, o que você achou disso tudo? Uma coisa a gente pode dizer: Os cafés da região de Espírito Santo do Pinhal são uma delícia!

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *