16 brindes criativos para você surpreender os seus clientes
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Brindes sempre agradam muito, especialmente em datas comemorativas ou especiais para lembrar o quanto os clientes são importantes e merecem ser valorizados.
Por isso, uma estratégia de marketing de relacionamento, que tem o brinde como uma das ações, deve ser muito bem pensada para que o investimento valha a pena e para não cair na mesmice – que há muito tempo não chama mais atenção.
Além disso, é sempre importante construir narrativas que conectem o brinde com a sua marca, para aumentar a aderência dos clientes ao que você deseja fidelizar.
Para chamar atenção é fundamental ter na manga várias opções de brindes criativos e que sejam marcantes para quem recebe. Quem não gosta de chegar no trabalho e ter um pacote especial? Todo mundo adora!
É por isso que preparamos para você uma lista de brindes criativos para encantar os seus clientes e figurar como peças principais na sua estratégia de marketing de relacionamento. Vamos conhecê-los?
Índice do conteúdo
1. Apoio de pescoço inflável
Os apoios de pescoço são companheiros inseparáveis na hora do voo e esquecê-los parece ser uma tortura, especialmente nos voos mais longos.
O modelo inflável é um brinde personalizado muito prático, pois pode ser guardado dentro da bolsa ou da mochila, evitando esquecimentos. Seu cliente vai sempre se lembrar do conforto que você proporcionou a ele.
É adequado para clientes corporativos de nível júnior ou pleno, independentemente do gênero.
2. Cafés personalizados
O café é uma paixão nacional, e boa parte das pessoas não começa o dia sem ele.
Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), 95% da população aprecia um café quentinho. O cheiro do café desperta em nossa mente boas lembranças e a vontade de recomeçar um novo dia. Aproveitar dessa memória afetiva para associá-la com a sua marca é uma escolha certeira!
A busca por outras variedades do grão deu-se pelo alto grau de exigência dos consumidores e pela crescente popularização dos cafés gourmet e especiais. Ainda segundo a ABIC, no Brasil, o consumo anual de cafés premium gira em torno de 70 mil toneladas, com crescimento de 15% ao ano, frente aos 3,5% do café tradicional.
Por que presentear com café?
O aroma está bastante associado às lembranças afetivas que cultivamos, por isso, presentear com um café premium, como um café selecionado pela uCoffee, é uma forma de agradar até os clientes mais exigentes. Além disso, boa parte das pessoas costuma compartilhar o cafezinho com alguém próximo, expandindo a sua marca para outros consumidores em potencial e associando-a a momentos de prazer e relaxamento.
Fixando na memória do consumidor
O cafezinho acompanha o seu cliente todos os dias, seja no trabalho, seja em casa. Por isso, é uma ótima forma de fixar a sua marca e inseri-la no cotidiano dos seus consumidores.
Como 95% da população brasileira é consumidora de café, a chance de agradar e encantar os clientes é altíssima. Além disso, trata-se de um brinde criativo para clientes dos mais variados tipos, mas com uma abordagem mais premium, a depender do café e da embalagem. É uma lembrança sofisticada e saborosa para aumentar a satisfação dos clientes e reforçar a presença da sua marca.
3. Carteira de papel ou similar
As carteiras de papel tem se popularizado entre os usuários como uma alternativa prática e que ocupa pouco espaço na bolsa ou no bolso.
Para montar esse brinde criativo, capriche na estampa, faça um acordo com ilustradores e deixe o seu brinde o mais personalizado possível. É mais indicado para o público jovem e descolado, para servir de reforço de marca ou para promover um determinado evento.
4. Cofrinho montável
As instituições financeiras costumam usar o cofrinho como brinde para os seus clientes, mas outras empresas podem fazer o mesmo com alguma coisa relacionada ao segmento.
Empresas de turismo, por exemplo, podem fazer um “cofrinho de lembranças”, com fotos ou pequenos souvenirs de viagens. O modelo montável é interessante, pois desperta no cliente o desejo de construir o seu próprio cofrinho e tem a deliciosa sensação de recompensa de vê-lo montadinho.
É adequado para clientes mais jovens, como crianças e adolescentes ou para pais com filhos.
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5. Mala de viagem personalizada
As malas de mão nunca foram tão desejadas como ultimamente. Após a determinação da ANAC, de cobrar para despachar bagagens, ter uma mala de mão para viagens mais curtas significa economia de tempo e de dinheiro.
Para clientes mais premium, você pode presentear com malas de mão personalizadas com o logotipo da sua empresa ou com alguma estampa que remete à sua marca. Dê preferência para cores neutras, como preto, marrom ou cinza.
É um brinde adequado para clientes premium em nível de gerência, diretoria ou presidência.
6. Aromatizador de ambiente
Presentear os seus clientes com perfume é muito arriscado. Mas com aromatizadores de ambiente, contudo, pode ser uma ótima ideia.
Os modelos de frasco e vareta geralmente ficam na mesa dos clientes, com a lembrança da sua marca associada a uma fragrância deliciosa. Durante a escolha, prefira cheiros mais suaves e comuns, como florais, cítricos e lavanda.
É mais indicados para as clientes do sexo feminino, por conterem um forte apelo olfativo e visual com os enfeites no frasco e nas varetinhas.
7. Caixa de som bluetooth personalizada
Caixas de som bluetooth podem ser ótimos modelos de brindes criativos para os seus clientes.São uma forma prática de associar bons momentos e boa música à sua marca.
Na hora de escolher o modelo, busque fornecedores de qualidade e sempre teste as caixas de som antes de presentear os clientes, afinal, receber um equipamento que não funciona pode causar uma péssima imagem para a sua marca. Tente construir também alguma narrativa que ligue o brinde com algum fato ou história da sua empresa, como uma playlist no Spotify, por exemplo.
É adequado para clientes de nível coordenação e gerência, especialmente ligados à área criativa das empresas.
8. Canudos reutilizáveis
Com a proibição dos canudos em algumas regiões do Brasil e uma maior consciência ecológica por parte dos brasileiros, a demanda por canudos reutilizáveis aumentou – o que torna essa opção como uma alternativa viável e tendência para presentear o seu cliente com um brinde criativo.
Os brindes ecológicos e/ou sustentáveis também servem para conectar a sua marca a um propósito social, aumentando a aderência a causas que são de interesse público.
É adequado para um público mais engajado com a causa ambiental, como empresas de alimentos naturais ou veganos.
9. Kit sustentável de higiene
Ainda relacionado à questão ecológica, um kit contendo escova de dente 100% biodegradável e uma pasta de dente menos abrasiva pode conquistar os seus clientes que possuem mais consciência ambiental e maior preocupação com a saúde.
Opte por materiais mais ecológicos e práticos para que os kits possam ser guardados em bolsas pequenas ou mesmo na gaveta do escritório para a higiene bucal diária no trabalho.
É adequado para uma variedade maior de público e está muito associado ao segmento de saúde, como consultórios de dentistas.
10. Pote para salada personalizado
A preferência por uma alimentação mais saudável e natural tem invadido os escritórios. Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere levar a sua própria marmita para o trabalho para fazer uma refeição mais balanceada, mas, para a salada, geralmente falta o recipiente adequado.
Um brinde criativo para essas situações é o pote de salada personalizado, especialmente se ele puder conservar a salada por mais tempo na geladeira ou para fazer uma receita diferente de salada no pote.
Este tipo de brinde é adequado para uma variedade maior de público, sem distinção de gênero ou idade.
11. Cooler de bebida personalizado
Para celebrar os bons momentos, nada como uma bebida bem geladinha. E, por isso, um cooler de bebida personalizado pode ser uma ótima ideia de brinde criativo para a sua empresa.
Os clientes associam esse brinde com celebração, com bons momentos e com estar próximo aos amigos. Na hora de personalizar, capriche na estampa ou no modelo de gravação da sua marca para que fique uma personalização de qualidade.
É adequado para níveis pleno e supervisão, especialmente para um público mais jovem.
12. Caneca de porcelana personalizada
Canecas personalizadas com temática relacionada à sua empresa são muito bem quistas pelos clientes. Para aumentar a percepção de valor do objeto, tente associar a algum ilustrador famoso ou frase de efeito, até para que a caneca sempre esteja exposta na mesa do cliente, o que mostra também a sua marca.
13. Headphone bluetooth personalizado
Para clientes mais jovens de perfil premium, vale a pena investir em um headphone bluetooth de boa qualidade.
A personalização deve levar em conta um destaque para a sua marca e o valor agregado investido no brinde. É possível também brincar com as cores e com o modelo de headphone para algum que o seu cliente goste mais. A pesquisa para entender o gosto dos seus clientes, portanto, é fundamental.
É um brinde adequado para níveis de supervisão e gerência, associados a áreas mais criativas das empresas.
14. Ecobag para supermercado
Muitas pessoas já deixaram de usar as sacolas plásticas ao fazer compras no supermercado. As ecobags se tornaram, portanto, companheiras inseparáveis na hora das compras.
É um brinde mais básico, de perfil mais simples, mas que possui alta possibilidade de utilização pelos clientes no dia a dia, fazendo circular a sua marca por vários ambientes.
É adequado para uma variedade maior de público, a depender da proposta da marca.
15. Kit day spa
É um brinde criativo que pode ser personalizado de acordo com o gênero do seu cliente, pois há kits day spa específicos tanto para mulheres quanto para homens.
É um brinde que tem feito bastante sucesso porque o tema do autocuidado nunca esteve tão em voga. É uma oportunidade de proporcionar aos consumidores um momento de bem-estar, de revitalização e de recuperação das energias após uma semana de trabalho cansativa.
Para complementar, a ação relacionada a esse tipo de brinde pode ser realizada, inclusive, em conjunto com alguma marca de cosméticos ou produtos de beleza.
16. Mini-kit de ferramentas
Os mini-kits de ferramentas são sucesso absoluto no dia dos pais, mas, que tal personalizá-los de forma criativa para DIY (do it yourself) para que os seus clientes possam montá-la? É uma forma de tornar o brinde altamente compartilhável nas redes sociais.
Além disso, é possível personalizar o kit de ferramentas para que as mulheres executem reparos domésticos com um apelo para a independência feminina em tarefas que são tipicamente masculinas. Uma forma diferente de presentear as suas clientes.
É indicado para uma variedade maior de público, com preferência para níveis pleno e de coordenação dentro das empresas. Muito interessante se voltado a segmentos mais ligados à construção e engenharia.
Solicite uma proposta de brinde para a sua empresa
E aí, ainda não sabe o que escolher de brinde criativo para encantar os seus clientes? Nós, da uCoffee, teremos o prazer de apresentar a proposta mais adequada para o perfil da sua empresa, ocasião, data comemorativa ou evento que você está organizando.
Confira nosso e-book Guia de Brindes de Final de Ano e conheça diferentes propostas para causar uma boa impressão em seus clientes.
A uCoffee oferece a você a opção de cafés especiais como brindes para os seus clientes. Surpreenda com um brinde requintado e personalizado com a sua marca, por um preço que irá te surpreender.
9 Comentários
Rebecca
Você fornecer um ângulo tão único para o tópico que o artigo foi um prazer de ler – obrigado por fazer o meu dia um pouco melhor.
MARLENE RODRIGUES PREVOT FARIA
Quero receber catalogo de brindes para clientes
Paulo Pacheco
Bom dia Marlene, obrigado pelo interesse na ucoffee! Vamos te enviar um e-mail rapidinho! abs
eliane ferreira
vamos fazer uma ação para os funcionários, em torno de 450.
fusão de 2 empresas, queremos brindes que simbolize a união de 2 coisas, algo que lembre um ao outro.
Paulo Pacheco
Olá Eleine, vamos enviar mais informações pelo seu e-mail. Seja bem vinda e temos certeza que faremos um brinde-presente memorável. Abs
Claudio Dias
Como é interessante este processo de dar brindes para clientes, isto é incrivelmente eficaz, a gama de brindes personalizados e baratos traz alto retorno para empresa quanto para o cliente, e ainda ganha mais aproximação entre eles e novos clientes a agregar nesse processo, sem contar a solidificação da marca que fica sempre registrado nestes brindes, quem ganha o brinde nunca esqueçe e será estará lembrando atraves do registro ali no brindes marcado e lembrando da empresa a qual o ofertou, sensacional o post, parabéns.
Isabela Santos
Olá Claudio, tudo bem?
Ficamos extremamente felizes com o seu comentário! Os brindes personalizados são, realmente, uma ótima estratégia corporativa.
Obrigada pelo retorno!
Abraço
giovanna alves pereira de araujo
bom
Isabela Santos
Obrigada, Giovanna!