fluxo de trabalho em cafeterias
Barista,  Cafeteria,  Relacionamento com o Cliente

Como organizar o fluxo de trabalho dos baristas na sua cafeteria

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Se você é dono de uma cafeteria, ou mesmo de qualquer outro empreendimento, já deve ter pensado em como aumentar a produtividade do seu serviço, certo? E nesse contexto, provavelmente a eficiência foi um dos pontos que você analisou.

Pois bem, o que muitos não sabem, ou não levam em consideração, e é um dos fatores que mais influenciam, de fato, na eficiência do seu empreendimento, ou de qualquer outro, é o fluxo de trabalho.

Então nesse artigo trataremos da organização do fluxo de trabalho do barista na sua cafeteria, o que, certamente, é um dos caminhos para o seu sucesso a longo prazo.

A importância do fluxo de trabalho para um empreendimento

Por definição, fluxo de trabalho é o modo como os processos são realizados em uma empresa a partir de um padrão repetível e sequencial (desde a rotina administrativa até o pós-venda).

Trazendo esse conceito para dentro de uma cafeteria, esse fluxo de trabalho precisa equilibrar três pilares: velocidade, eficiência e consistência. Com o equilíbrio e alinhamento desses pontos, a produtividade da sua cafeteria será amplificada, e os resultados disso são óbvios: satisfação dos clientes e maior probabilidade de retorno dos mesmos. Quer coisa melhor?

Sendo assim, é fato: um fluxo de trabalho sem gargalos é uma ótima maneira de agregar valor ao seu estabelecimento e aumentar a sua produtividade, e as vantagens disso são sentidas tanto pela loja, quanto pelos clientes.

O fluxo de trabalho aplicado a uma cafeteria

Você já entendeu que um serviço de maior qualidade e velocidade são vantagens decorrentes de um fluxo de trabalho bem estruturado. Outros benefícios que talvez você não tenha considerado, e que impactam diretamente do sucesso da sua cafeteria, são:

  • Melhoria da comunicação dentro do estabelecimento;
  • Aumento da velocidade de execução de tarefas;
  • Acompanhamento e monitoramento mais apurados dos processos internos;
  • Melhoria das habilidades dos baristas (os padrões da SCA, Associação de Cafés Especiais, exigem que os baristas tenham conhecimento dos procedimentos organizacionais e operacionais da cafeteria e saibam como fornecer um serviço de qualidade aos clientes).

Tudo isso são fatores-chave que devem ser considerados no fluxo de trabalho da sua cafeteria.

Além disso, é essencial oferecer um ambiente de trabalho adequado para os baristas, os quais precisam se sentir confortáveis para que a produtividade e a confiança dos mesmos sejam alcançadas. Mais uma vez, o resultado disso é a entrega de um serviço de maior qualidade, tanto operacional quanto no atendimento aos clientes.

Como implantar um fluxo de trabalho eficiente na sua cafeteria

O primeiro passo é garantir que o processo de entrada, fila, pedido, espera e saída de clientes esteja fluindo perfeitamente.

Em seguida, esteja atento à configuração e à organização do seu estabelecimento. Certifique-se de que todos os aparelhos, móveis, utensílios e insumos estejam prontos para serem utilizados quando a cafeteria abrir as portas. Lembre-se: quanto mais organizada ela estiver, maior será a velocidade e a qualidade do seu trabalho e, consequentemente, do seu atendimento.

Outro ponto fundamental é o equilíbrio da carga horária de trabalho dos baristas. É necessário que o tempo gasto nas tarefas externas (limpeza de mesas e de louças) esteja alinhado com o tempo despendido com a preparação de pedidos e o atendimento aos clientes, isto é, tarefas internas. Ainda nesse contexto, é interessante pensar em como a carga de trabalho será dividida entre os trabalhadores, levando-se em consideração o número de pessoas e as habilidades de cada uma.

Em relação à disposição da cafeteria, é interessante que os equipamentos estejam organizados a fim de proporcionar maior agilidade na realização das tarefas. Isso pode ser feito ordenando os utensílios de trabalho na sequência de uso dos mesmos.

Dicas extras para melhorar o fluxo de trabalho

Outras atitudes que você deve praticar e que farão diferença nos processos da sua cafeteria são:

  • Faça um mapeamento de como seus clientes, alimentos e bebidas estão fluindo para identificar possíveis gargalos geradores de ineficiência;
  • Faça a limpeza das mesas antes dos clientes deixarem seu estabelecimento, para que as mesmas estejam preparadas para a chegada dos próximos visitantes. Essa também é uma forma de estimular o upsell (você pode oferecer itens extras antes da partida dos clientes);
  • Busque formas de minimizar o tempo gasto com a movimentação da sua equipe, como manter os equipamentos e produtos sempre ao alcance dos baristas;
  • Mantenha o estoque alto dos produtos ao longo do dia para garantir um fluxo de trabalho eficiente.

Conclusão

É imprescindível que o fluxo de trabalho dos baristas da sua cafeteria esteja bem estruturado. Por isso, busque sempre aprimorar seus processos, observando a rotina dentro do estabelecimento e eliminando gargalos geradores de ineficiência. E não se esqueça de escutar as opiniões e demandas da sua equipe.

Ao implementar um fluxo de trabalho eficiente, você verá como a produtividade da sua cafeteria será ampliada, além de impactar na consistência, qualidade e eficiência da mesma, resultando na satisfação dos seus clientes e colaboradores. Pronto, sua cafeteria será outra!

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