Barista,  Café Especial,  Cafeteria

Cafeterias no Rio de Janeiro: conheça as 8 melhores da cidade

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Maior cartão-postal do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é famosa pelas praias e belezas naturais. Terra do Carnaval mais famoso do mundo, do balanço da Garota de Ipanema, de hotéis disputados como o Copacabana Palace. Destino badaladíssimo entre brasileiros e estrangeiros. Não por acaso, oferece para turistas e moradores rica gastronomia que abrange os mais variados estilos e nacionalidades.

Nesse caldeirão de atrativos, os amantes do café também encontram um roteiro para aliar o prazer da bebida aos encantos da cidade. Você, que preza por um bom café, ambiente agradável e qualidade nos serviços e produtos, vai adorar este post, que apresenta as melhores cafeterias do Rio de Janeiro. Anote aí na agenda de bordo e não deixe de visitar casas que oferecem o melhor dessa bebida apaixonante.

Aqui, exploramos opções para todos os gostos: das refinadas cafeterias do Rio de Janeiro às mais descoladas. Entre uma xícara e outra, alguns endereços aliam tradição e história. Outros, levam modernidade e inovação à experiência cafeinada. Aproveite nossa lista e crie seu roteiro de visitas às melhores cafeterias cariocas!

#1 Fazenda Paradiso Café

Endereço: Rua dos Inválidos, 126, Centro.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 16h.

Telefone: (21) 3852-3082.

No centro do Rio, você encontra de tudo. Inclusive café especial, com ambiente bem mineiro e oferta idem, com origem na terra que produz ótimos grãos. Assim é a Fazenda Paradiso Café, uma cafeteria do Rio de Janeiro que serve os melhores cafés especiais produzidos na fazenda de mesmo nome, em Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais. Ela fica em um sobrado histórico, tombado como patrimônio arquitetônico.

Os grãos trazem o melhor do terroir da região das Vertentes, no Sul de Minas. Se você busca uma experiência única e muito prazerosa, este é o local certo.  O ambiente mistura áreas de torra, de cursos e laboratório integrados ao salão. A casa oferece os métodos espresso, coado (hario v60 e chemex), prensa francesa, além do aeropress e sifão (globinho), proporcionando várias experiências cafeeiras.

Unindo o rústico ao moderno, a casa é ambiente ideal para quem deseja conhecer mais sobre a bebida e sua produção, seja pelas degustações ou cursos também oferecidos no “cardápio”. Com certeza, apreciar um café especial do Sul de Minas acompanhado de um queijo também mineiro na loja de tijolinhos à mostra é uma experiência inesquecível! O cliente também pode levar pra casa seu café especial, seja em grão ou moído na hora pelos baristas da cafeteria tida como uma das revelações do mundo cafeeiro. A Fazenda Paradiso Café é sem dúvida uma das melhores cafeterias do Rio de Janeiro.

#2 Curto Café

Endereço: Av. Erasmo Braga, 278 , sobreloja (Terminal Garagem Menezes Cortes) – Centro

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta, de 8h às 21h. Sexta, de 8h às 22h.

Telefone: (21) 98176-2582.

Se você curte uma boa experiência de xícara, vai adorar o Curto Café. A loja especializada em cafés especiais de qualidade e outros alimentos de origem artesanal é um local que você não pode deixar de visitar quando estiver no Rio de Janeiro.

Lá, o cliente pode escolher entre cinco grãos e cinco torras diferentes. Os cafés oferecidos na loja também podem ser levados pra casa, em embalagens simpáticas. O cliente tem a opção de moer na hora ou levar o grão inteiro. Além do café, eles oferecem sanduíches, confeitaria, frutas frescas e até cerveja artesanal. Tudo isso em um ambiente descolado, agradável e acolhedor, em uma sobreloja. Um detalhe importante: você paga pelo café o que achar que deve. Sim, é o cliente quem dá o preço, de acordo com a avaliação de satisfação da experiência de xícara!

Espaço que alia loja e bar, rica oferta de cafés especiais e produtos artesanais, ambiente aconchegante. E que ainda aposta na crítica de seus clientes como diferencial. Isso faz repensar nosso comportamento: atitudes pautadas na ética do consumidor são possíveis de virar realidade, basta acreditar!

#3 Cultivar Brasil

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 124, Santa Teresa.

Horário de funcionamento: Segunda a Domingo, de 8h às 20h.

Telefone: (21) 3173-8952.

Esta cafeteria fica em Santa Teresa, bairro carioca tradicional e repleto de história. Lá, são vendidos os produtos da empresa Cultivar Brasil, que se dedica à produção de alimentos orgânicos, sem aditivos químicos ou geneticamente modificados.

Para quem gosta da experiência genuína e simples de um café produzido de maneira sustentável, moído ali mesmo e coado na hora, este é o lugar certo. Tem também o café espresso, que é orgânico, além de uma infinidade de biscoitos, doces, pães integrais, iogurtes, queijos e outros produtos artesanais. E é lá que você vai encontrar o melhor pão de queijo da Cidade Maravilhosa, segundo avaliações registradas na web.

Uma quitanda aconchegante, com mesas de madeira, sem muita frescura, é a proposta da  Cultivar Brasil. Uma experiência memorável, pautada em vinte anos de vanguarda na produção de café de qualidade e outros produtos sustentáveis. E tudo isso no agradável bairro de Santa Teresa, cercado de história. Ótimo local para degustar um bom café! Sem dúvida uma das melhores cafeterias do Rio de Janeiro.

#4 Gaia Art & Café

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 323 – loja A, Leme

Horário de funcionamento: Quarta a Sexta, de 10h às 16h. Sábado e Domingo, de 10h às 18h.

Telefone: (21) 2244-3306.

A praia do Leme é um point tradicional do Rio. A moçada fitness, que gosta da rotina saudável, é frequente por ali. Se você é dessa turma e ainda curte um bom café, não deixe de conhecer o Gaia Art & Café. O foco da casa é a culinária natural, que privilegia produtos orgânicos.

Os pratos veganos são deliciosos, assim como as sobremesas, também veggie. Até mesmo aqueles que torcem o nariz para este estilo de culinária vão se surpreender! O serviço em torno da carta de cafés lembra a atmosfera da roça: são coados na hora, e, assim como os outros produtos oferecidos, têm um controle de qualidade bem rígido. Por lá também rolam performances artísticas e música ao vivo, o que acabou fazendo do Gaia Art & Café um espaço para encontros culturais, repleto de troca de ideias.

Comida saborosa, saudável e vegana. Um café honesto, passado na hora, que inunda o ambiente com aquele perfume delicioso. Ideal para um café da manhã antes dos exercícios matinais na orla ou para tapear a fome após a praia. Um bistrô charmoso que acolhe muito bem os apaixonados por café, com uma excelente experiência de xícara!

[obi_random_banners align=”center”]

#5 Confeitaria Colombo e Café do Forte

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32, Centro (Matriz)

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 10h30 às 19h. Sábados e feriados, de 10h30 às 17h.

Telefone: (21) 2505-1500

A tradição trouxe a Confeitaria Colombo para nossa lista. Apesar de oferecer cafés comerciais, a renomada Colombo – que já recebeu autoridades, celebridades e gente da alta roda carioca – oferece ótima experiência gastronômica, rodeada de estilo e história. Espressos, cappuccino, café com chantili e outras versões são preparados ali. E podem ser acompanhados pelos já famosos quitutes desta instituição histórica na cultura carioca, que soma 125 anos de existência. O café pode finalizar um almoço da famosa cozinha da casa.

O público é formado por famílias, amigos em confraternização ou mesmo o cliente só, que aprecia a boa gastronomia. O café da manhã é uma ótima pedida. O salão em estilo art noveau da matriz emoldura a experiência em torno da história, e faz o comensal viajar no tempo. Já na filial, o Café do Forte, no Posto 6 de Copacabana, é a vista do mar que acompanha o desjejum ou a pausa para uma experiência de xícara.

A Confeitaria Colombo, a mais tradicional cafeteria do Rio de Janeiro, traz um pedaço do passado e da história do país que remonta ao Século 19. Para se ter uma ideia, a casa foi frequentada por políticos, artistas e intelectuais como Villa-Lobos, Rui Barbosa, Olavo Bilac e Chiquinha Gonzaga, entre outros famosos. Se você quer uma experiência cultural única e marcante, não há lugar melhor que a Confeitaria Colombo, no centro do Rio de Janeiro. Já para uma experiência com uma vista arrebatadora do mar de Copacabana, o point é a filial Café do Forte!

#6 Starbucks

Endereço – São mais de 15 lojas na cidade do Rio de Janeiro. Aqui, listamos o da unidade de Copacabana: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.058, loja B, Copacabana.

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta, de 7h às 21h. Sexta, de 7h às 22h. Sábados, de 8h às 21h e Domingos, de 8h às 21h.

Telefone: (21) 2522-8492.

A rede de lojas de cafés especiais de Seattle (EUA) é conhecida por chamar os clientes pelo nome. E aplaudida pelo cuidado no preparo, na seleção dos grãos e em promover torras específicas para cada estilo de café são as principais características da marca.

A rede preza pela sustentabilidade e faz um rígido controle de seus fornecedores, além de promover consultorias técnicas para produtores com o objetivo de atingir a excelência de seus cafés. Nas diversas unidades, a oferta contempla várias opções de preparo da bebida e boas opções de acompanhamento como sanduíches, salgados diversos e biscoitos.

Há, ainda, oferta de utensílios para o preparo do café em casa. Se você pensa em comprar uma prensa francesa, uma cafeteira italiana ou outro aparato cafeeiro, vale a pena conferir a vitrine. O cliente também pode levar os cafés especiais produzidos pela franquia, que são moídos de acordo com a granulação de preferência.

A qualidade no atendimento é marca registrada da rede Starbucks. Com lojas espalhadas pelo mundo todo, a franquia se firmou como uma das principais cafeterias do mundo. A sustentabilidade e a economia solidária que a empresa promove junto a seus fornecedores se aplica a todos os territórios onde ela atua, fomentando e qualificando produtores de cafés especiais em todo o mundo. Inclusive no Brasil, um dos principais fornecedores da rede.

#7 Café do Alto

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno (Largo do Guimarães),143, Santa Teresa.

Horário de funcionamento: Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 12h às 21h. Sábados e domingos, das 9h às 21h. Fechado quarta-feira.

Telefone: (21) 2507-3172 / 98024-1666.

A atmosfera nordestina é a identidade do Café do Alto. Agrada em cheio a quem procura por um café da manhã arretado! O ambiente é agradável, com decoração que inclui xilogravuras, tijolinhos aparentes e muitas referências à cultura nacional. Inaugurado em 2003 no clube Campestre da Guanabara, no Alto do Leblon, o Café do Alto hoje fica em Santa Teresa.

Desde a mudança, a casa ampliou o cardápio, que agora oferece a tradicional moqueca baiana e também feijoada. A linha de cafés é mais comercial. Porém, há variedade de preparos que vão desde o café coado – simples e honesto -, passando pelo pingado, café no bule, espresso e até mesmo o café gelado. Também há sobremesas à base de café como o afogatto, que mistura o sorvete de tapioca, mel de engenho e café espresso.

A simpatia baiana no atendimento é marcante no Café do Alto, onde você encontra um pedacinho do Nordeste em um dos bairros mais bacanas e tradicionais do Rio de Janeiro. Vá sem medo de ser feliz, aproveite os sabores nordestinos e a brasilidade pungente do Café do Alto. A experiência será divertida na certa!

#8 Apetite Café

Endereço: Rua Rainha Elizabeth, Nº 122, loja D, Copacabana / Rua Sousa Lima, 68, Copacabana.

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado de 8h às 20h. Domingo, de 8h às 14h.

Telefone: (21) 2267-4198

A casa produz os próprios pães, usados para fazer deliciosos sanduíches. O ambiente é convidativo para quem gosta de “saborear” dois prazeres divinos: um bom livro acompanhado de um ótimo café. O clima é caseiro, com o aroma da bebida espalhado no salão. A casa também oferece um excelente café da manhã.

No cardápio de desjejum há suco de laranja, mamão, queijo de Minas, uma baguete integral e fatias de peito de peru. A opção para duas pessoas vem também com ovos mexidos, outros frios, bolo do dia e café com leite. Para os mais apressados, petiscos como a quiche de alho-poró são opção. Na linha de cafés, a casa oferece espresso, cappuccino, machiatto. Também funciona no happy hour de fim de tarde. Para todos os momentos do dia, no Apetite Café você encontra bons produtos com preços justos.

Conclusão

Já imaginou degustar um café no pré ou pós-praia? Agora você já tem opções para um roteiro cafeeiro-gastronômico na Cidade Maravilhosa. Além de turistar pela cidade que dispensa apresentações, quem gosta de cafés especiais, locais agradáveis e ótimos cafés da manhã, tem no Rio de Janeiro ótimas alternativas para experiências memoráveis, regadas a nossa paixão: o café.

Para saber mais sobre cafés especiais, visite nosso Guia para Iniciantes no Mundo dos Cafés Especiais e torne sua experiência ainda mais prazerosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *