cafeteira globinho
Barista,  Café Especial,  Intermediário

Cafeteira globinho: o que é e passo a passo para fazer seu café

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Existem várias formas de extrair o café, e estas trazem características únicas no sabor final da nossa bebida favorita. Inclusive, a maioria dos métodos para a extração estão em um post que fala sobre os 8 tipos de métodos mais conhecidos de extração de café e como aprender a escolher o ideal para você. Entre eles, está a Cafeteira Globinho. Vamos saber mais sobre ela!

O que é a Cafeteira Globinho?

A Cafeteira Globinho é uma das várias formas que temos de fazer um delicioso café. Ela, que utiliza da física para funcionar, proporciona uma experiência única para os amantes de café. É simplesmente um espetáculo ver a água se misturando ao pó e dando origem à bebida!

GlobinhoEla foi criada e patenteada em 1830 por Loeff de Berlim, na Alemanha. Porém, a versão que realmente obteve sucesso foi a da Maria Fanny Amelne Massot, que projetou e patenteou a versão da cafeteira Globinho que é vendida atualmente. Esta belezinha também pode ser conhecida de sifão, globo, cona vácuo, syphon, vacpot ou vacuum coffee maker.

Com essa forma de preparar o café, a dinâmica mudou, pois, ao invés do café ser preparado na cozinha, ele era preparado na frente de todos; afinal, se trata de uma atração à parte! Como um verdadeiro ritual, a cafeteira Globinho oferece uma experiência única, é elegante e ainda deixa o café com um sabor excepcional.

Como é o funcionamento da cafeteira Globinho?

O instrumento é composto por dois globos de vidro, sendo que o fica na parte superior contém um funil e um filtro. O da parte inferior é utilizado para colocar a água e para receber o calor da chama. O funcionamento tem como o princípio de transferência térmica à vácuo, o que significa que, quando o fogo aquece a água no globo inferior ferve e “sobe” para o globo superior, no qual o café já está à espera da água, que logo entra em imersão. Assim, quando o globo inferior perde calor, ele cria um vácuo, e o café já desce pronto, sendo coado pelo filtro do globo superior.

Lembrando que, a moagem correta deve ser mais grossa, para que não passe pó para o café pronto. O filtro da cafeteira também é diferente, ele não é de papel, assim são preservados os óleos do café, que resultaram em uma bebida com muito mais sabor.

Cafeteira Globinho

Como é um café preparado na cafeteira Globinho?

O que é legal notar sobre as características da bebida é que esse método utiliza da imersão total e de filtro, que são dois modos de preparos juntos. Isso faz com que o sabor e os óleos naturais dos grãos sejam mais preservados. Sendo assim, é um preparo que, no final, deixa o café com uma acidez baixa, doçura marcante e sem amargor, além de preservar muito mais as características próprias do pó que será utilizado.

Como fazer café na Globinho?

Primeiramente, coloque água pré-aquecida no globo inferior para que, assim, a água entre em ebulição mais rápido. Espere ferver. Quando a água começar a se transferida para o globo de cima, adicione um café de moagem mais grossa e misture bem para que todo o pó seja submerso na água. Vale lembrar que a proporção é ideal é de 20g de café para cada 200ml de água.

Assim, depois de aproximadamente um minuto e meio de infusão do café com a água, retire a chama do globo inferior e espere a mágica acontecer! O café irá descer sozinho devido à queda de temperatura do globo inferior. Lembre-se também de sempre ter cuidado ao manusear a cafeteria, pois os instrumentos estarão muito quentes.

Vantagens e Desvantagens

A vantagem da Cafeteira Globinho é que ela oferece uma experiência sensacional. Além de proporcionar uma bebida equilibrada, limpa e com os óleos naturais preservados, ainda conserva o sabor do pó escolhido, resultando num delicioso café.

Porém, infelizmente, não é só de benefícios que se vive a Cafeteira Globinho. Umas de suas desvantagens é que o equipamento é caro e muito frágil. É necessário também ter cautela para montar e limpar, pois o seu método é mais trabalhoso. O café precisa ter sido moído com uma moagem mais grossa, e a cafeteria não é a forma mais prática para utilizar no dia a dia.

Ah, de um jeito ou de outro, a Cafeteira Globinho abriu uma nova forma fazer e tomar uma boa xícara de café. Se você gostou deste post e quer saber muito mais sobre o que o universo da café pode oferecer, continue acompanhando nosso blog! Aqui, você vai ficar sempre por dentro das novidades do mundo dos cafés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *