A rotina de trabalho e o Café
Café Especial,  Iniciante

A rotina de trabalho e o Café

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Se na sua mesa de trabalho a xícara de café tem um lugar especial, bem-vindo ao mundo adulto! Se você não tem uma xícara de café reservada na mesa do trabalho, desculpe, mas a Era do Café chegou e você precisa reconhecer: a rotina de trabalho e o Café, são uma dupla infalível, onde é cada vez mais comum passar horas na frente do computador, pesquisando, criando estratégias, fazendo reuniões, pagando contas, interagindo socialmente e, de uma forma geral, resolvendo questões pessoais e profissionais.

Um combo de benefícios

Para quem achou exagerado a forma que falamos sobre a era do cafezinho, precisamos conversar! E a conversa vai começar com um alerta sobre os benefícios da cafeína. Um deles é sobre o estímulo que essa substância é capaz de causar no organismo, que permite o aumento quase que imediato na concentração. E tem também a liberação da dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade e do bem-estar. O combo fica completo quando a cafeína age efetivamente no sistema nervoso central, mandando para longe a sensação de cansaço e sonolência.

Todos esses benefícios são, sim, proporcionados pela bebida queridinha dos brasileiros. O café tem variações que podem virar pauta de uma boa reunião. Tem aqueles que preferem forte e concentrado, dizem que espanta mais rápido o sono. Outros gostam da bebida mais fraquinha e doce, pois dizem que o sabor fica mais suave. Não podemos esquecer dos que adoram ele puro, sem açúcar nem adoçante, bem encorpado. Neste último caso o sabor torna-se ainda mais apurado e o cheiro inconfundível. Além de deixar qualquer um de pé!

Mas mesmo com todas essa vantagens, o ideal é ir tomando pequenas doses ao longo do dia, assim você degusta seu cafezinho sem exagerar na medida. Os médicos sugerem o consumo de 300 a 400mg por dia. Essa quantidade corresponde à três ou quatro xícaras médias de café coado. No caso da versão expressa, que é mais concentrada, a quantidade indicada por dia cai pela metade.

Mais que uma bebida, uma motivação

O modelo de trabalho tem mudado nas últimas décadas, as famosas linhas de produção da era industrial e o trabalho pesado e braçal, vem sendo substituído por atividades estratégicas. O que exige bastante concentração, raciocínio e criatividade. Neste cenário, o café literalmente ganhou espaço, afinal, como já mencionado, esta bebida contribui diretamente para proporcionar estímulo e a sensação de bem-estar.

Profissionais da saúde indicam que ao longo do dia, se dê uma pausa no trabalho e quebre a rotina dando uma volta para esticar as pernas. Neste momento um café é quase que uma regra, não é mesmo? Além de dar um gostinho na boca, ainda ajuda a relaxar e tirar o foco do trabalho intenso.

Ah! E não podemos esquecer da interação natural que ele proporciona entre os colegas de trabalho. Quem nunca convidou um colega de trabalho para aquele cafezinho no meio da tarde? Sempre há um convite, seja para um break, para uma reunião rápida, ou mesmo para um encontro com o cliente. Ótima dica para fazer um networking!

Café e networking: coworking

E para quem se interessou no assunto de networking, vem aqui comigo! Imagine só um lugar onde o objetivo é o networking? Isso sem café, mas com um cafezinho em jogo, a interação se torna ainda mais completa! Sabe do que estou falando? Coworking!

O termo surgiu em 2005, quando três empreendedores abriram as portas do escritório para outros profissionais que não tinham um local para trabalhar. O objetivo era oferecer infra-estrutura, promover interação e o compartilhamento de experiências entre os membros.

Uma das ideias principais do coworkings é o compartilhamento, seja de experiências entre os membros ou do próprio espaço e recursos disponíveis. Tudo  ver com um cafezinho, concorda? Quem busca por um escritório compartilhado também está em busca de criatividade e também de alternativas econômicas para se manter profissionalmente.

Assim como o café, esses escritórios são super democráticos.

Se juntas já causam, imagina juntas!

Esta expressão vinda do mundo paralelo dos memes, cai como uma luva em algumas combinações que costumam acompanhar o bom e velho cafezinho. E não estamos falando de combinações inacessíveis. Mas sim daquelas que você faz naquela hora do dia que o trabalho já está rendendo pouco e é preciso garantir uma dose extra de ânimo.

Pão de queijo: dispensa qualquer descrição. Pão de queijo e café é uma combinação além da perfeição.

Doce de leite: não, você não leu errado. Pare o que está fazendo agora e deguste um café fresquinho com doce de leite. Tenho certeza que você não vai querer outra coisa!

Chocolate: abra aquela barra de chocolate escondida no fundo da gaveta, pegue um tablete e coma junto com um gole de café. Pronto, a explosão de sabor que você precisava para liberar aquele job.

Broa de fubá: aqui a dica é comprar a broa inteira, assim você pode compartilhar com os colegas de trabalho e garantir o bom rendimento de todos até o fim do expediente.

Queijo: Precisa dizer algo? Queijo e café são colegas de trabalho, ambos entregam um resultado perfeito quando trabalham em equipe.

Agora, se você acha que o café é um bom companheiro somente para as horas de trabalho. Ou que ajuda apenas para espantar o sono. Ou, ainda, contribuir para aumentar a produtividade. Então você está completamente enganado. Já experimentou levar café para o happy hour com a galera? Que tal fazer algum drink?

Uma receitinha rápida: bata o café, vodka, licor de chocolate e em seguida complete o shake com soda limonada! Ficou com água na boca? Então reúna a galera para experimentar!

O que? Você ainda não encontrou um espaço ideal? Quer buscar um coworking que dê para compartilhar ideias e um bom café? Visite o BeerOrCoffee e experimente um dia GRÁTIS!

Esperamos te ajudar a construir o trabalho da sua vida!

Até a próxima,

Bárbara Santos

Equipe BeerOrCoffee

Conectando pessoas à espaços incríveis de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *