Parceiros da u.Coffee na SIC 2018

Parceiros

A equipe u.Coffee visitou a Semana Internacional do Café e aquele lugar esteve sem explicação! Quem vem acompanhando nossas redes sociais sabe que a semana passada foi cheia de stories e fotos desse evento fantástico que foi a SIC.

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro que recebe personalidades ligadas ao universo do café em todos os seus âmbitos. O evento, que acontece anualmente, trouxe inúmeros workshops, cursos e campeonatos mundiais à capital do maior estado produtor do Brasil. É claro que estamos falando de Belo Horizonte!

A verdade é que esse evento, que contou com inúmeras pessoas do Brasil e do Mundo, foi uma experiência inigualável. Nós conversamos com nossos parceiros no último dia da SIC e soubemos quais foram suas impressões.

Salomão

Primeiramente, nossa parada foi no estande das Matas de Minas. Nele, estavam reunidos alguns produtores para mostrar a qualidade dos cafés da região. São cafés encorpados que se caracterizam pelo sabor adocicado, acidez equilibrada e aroma intenso.

Lá nós visitamos o Café Salomão e conversamos com os baristas Jordhan e Fernando. O primeiro, enquanto operava a máquina de espresso, contou que aquela foi sua primeira vez na SIC. Fernando, ao seu lado, disse que participou em outros anos e que o movimento foi muito maior este ano. Isso se deve, provavelmente, aos campeonatos mundiais.

Segundo ele, o público da SIC 2018 não era formado por “curiosos”; os visitantes sabiam do que estavam falando. “Nesses três dias, eu até fiquei surpreso: só uma pessoa pediu açúcar!”, brincou. Por fim, ele comentou sobre as vendas e ele e Jordhan concordaram que foram boas. “Uma das participantes estrangeiras dos campeonatos veio aqui, provou e levou nosso café para casa.”

Santa Mônica

Em seguida, batemos um papo interessante com Ewerton Mori, barista do Café Santa Mônica. Seus elogios foram para a estrutura do evento, que surpreendeu: “O espaço, o estande… Ficaram melhores do que eu esperava”. Ele concordou com o pessoal do Café Salomão sobre o movimento, contando alguns casos divertidos de estrangeiros em seu estande.

O barista garantiu que estará presente outra vez no ano que vem não apenas no estande, mas como competidor. Parece que a próxima edição do Copa Barista acontecerá durante o evento do ano que vem. Ewerton tem o objetivo de passar para a 3ª fase da competição, e nós desejamos boa sorte!

Café das Amoras

Logo depois nos encontramos com o Patrício, representante do Café das Amoras. Seu estande, compartilhado com a loja “Copo Café”, foi palco de diversas atividades para o público.

Quem passou por lá pôde se divertir com um “mini-campeonato” de preparo e na brincadeira “acerte o peso dos grãos”. Outro pequeno evento, mas digno de nota, foi o lançamento das belíssimas novas embalagens da empresa!

O Patrício discordou dos outros parceiros; para ele, o movimento foi menor do que o dos outros anos. Mesmo assim, ele considerou a feira muito interessante e garante ter feito muitos contatos. A quantidade de estrangeiros também foi uma questão que chamou sua atenção positivamente!

Cambraia

Depois disso, seguimos para o estande do Cambraia e conversamos com o William. O estande estava bem movimentado e ele parecia satisfeito com isso. De acordo com ele, foi desse jeito por toda a feira, e as experiências trocadas foram sem igual!

Embora tenha vendido seus produtos, ele pensa que a SIC não é para isso. Trata-se de um evento para contatos e parcerias, para ver e ser visto. E, quem sabe, reencontrar velhos conhecidos! “Tem gente do café que eu não via a uns 5 anos, e encontrei aqui.” Parece que, para o William, a Semana Internacional do Café foi muito produtiva.

Grão Maior & Centro do Café

Passeamos um pouco pelo Espaço Village e conversamos com a Valéria e o Giuliano, do Grão Maior. Eles disseram que não acharam o movimento tão bom, e o fluxo de vendas só aumentou no último dia. Apesar disso, eles garantem que algumas possíveis parcerias podem surgir.

Também nesse espaço, o Roney, do Centro do Café, não teve muitas reclamações. Na verdade, ele pareceu bastante satisfeito com todos os aspectos.

Schott

Voltamos a passar pelo estande das Matas de Minas, dessa vez para visitar o Udeir, do Schott Cafés. Enquanto apreciávamos o delicioso café feito na hora, ele contou para nós que estava muito feliz com o evento.

O movimento por lá foi intenso e, pela expressão do barista, o estande foi um sucesso! De acordo com ele, as vendas foram muito boas, e o interesse nos grãos verdes foi grande.

Unique

Passando pelo espaço reservado à BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), paramos na mesa da Unique para falar um pouco com o Helcio. Só de ver o estoque reduzido soubemos que as vendas foram boas!

A visitação também esteve muito bem; só conseguimos conversar (e mesmo assim, bem pouco!) na terceira tentativa. O bom humor de Helcio e Gabriel, o barista que nos atendeu com um delicioso Unique Honey, definitivamente conquistou muitos clientes.

Will Coffee

Por fim, visitamos o estande da Flavors, representante oficial da Hario no Brasil. Lá, conversamos com os baristas da Will Coffee, Natiele, Caio e Will. Cada um deles nos falou um sobre as experiências vividas durante essa edição da Semana.

A Natiele contou que essa foi a segunda vez dela no evento, e a primeira como barista. Ela disse que no começo foi difícil deixar a timidez de lado, mas que logo se soltou! Também não poupou elogios à Hario: se você quer ser um barista, é sem dúvidas a melhor marca no mercado.

O Caio, que não parou um segundo, disse que trabalhar como barista foi uma experiência inesquecível. Muitos competidores dos campeonatos mundiais passaram por ali, e deixaram muitos ensinamentos. Uma das personalidades que ensinou seu método vencedor ao Caio foi o próprio Tetsu Kasuya; campeão mundial de Brewers 2016, o renomado barista tem uma linha com sua assinatura na Hario.

Finalmente, depois de inúmeras tentativas, conseguimos puxar o próprio Will para conversar um pouco com a gente. Participante desde a primeira edição da SIC, o barista esteve conversando e trocando experiências com um sem número de pessoas. Sobre as diferenças entre a Semana desse ano e as demais, ele disse:

“A cereja do bolo foram os campeonatos mundiais. O Brasil nunca tinha sediado um mundial, foi a primeira vez e atraiu muitos países, muitas categorias. A gente foi palco de um campeonato mundial, isso marca.”

De acordo com ele, muitos estrangeiros visitaram seu estande. “Eu servi café para 4 campeões mundiais. E eles não só elogiaram como foram presenteados também.” Assim como o William, do Cambraia, Will também pôde conhecer e reencontrar muitas pessoas durante o evento.

Sobre ter sido convidado a expor no estande da Flavors, Will contou que ficou “até metido”: “A Hario patrocinou o mundial, é uma das melhores marcas de acessórios do mundo, e eu estava dentro dela com meus grãos e com meus baristas.” O convite partiu da Flavors, com quem Will mantém contato desde as primeiras feiras. E, é claro, a Will Coffee estava pronta para atendê-los.

Mas deixou claro que não tem interesse em montar um estande para a Will Coffee. “Você não vê cafeteria aqui. Aqui é marca, então eu tenho que me envolver com a feira. Talvez, se eu ficar dentro do estande, eu não tenha esse network que eu tenho solto. Eu palestro, minha participação é mais didática. Eu sempre me envolvo na feira com o meu produto, não com minha marca exposta. Mas ela é bem exposta durante o ano, nas redes sociais.”

Orgulhoso, Will deixou claro que o momento era de seus baristas. “Os baristas da vez foram o Caio e a Natiele, eu entrei com o grão. Vai ser uma divisão de águas agora, eles não vão ter medo de nada.”

 

#SIC2019, eu vou!

Visitar a Semana Internacional do Café foi, sem dúvidas, uma experiência que a u.Coffee repetirá no ano que vem! Se estiver em Belo Horizonte de 20 a 22 de novembro de 2019, não deixe de prestigiar o evento. Pode confiar: é um verdadeiro paraíso de cafés especiais! E, se não aguenta esperar até lá, não tem problema: o site da u.Coffee oferece cafés de todos os parceiros que falamos acima e muitos mais!

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *