Aeropress
Barista,  Café Especial,  Intermediário

Como funciona Aeropress? Entenda o que é e como preparar seu café!

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

É um brinquedo? É uma máquina de espresso? É um avião? – Não! – Afinal, o que é essa coisa de Aeropress? Tem a ver com tudo isso que citamos, mas calma que logo vamos esclarecer!

Nosso post é dedicado a explicar sobre esse método super criativo, inovador e prático de fazer café. A Aeropress é tão inteligente que vai te surpreender! Continue com a gente para ver como ela funciona, suas vantagens, dicas de preparo e métodos não convencionais de usá-la… 😀

AeroPress: o que é e como funciona

Alan Adler, criador da Aeropress

“Drip and express”. Pelas palavras do criador Alan Adler, a AeroPress foi desenvolvida para extrair um café de pequena quantidade, do jeito mais prático e rápido possível, resultando em uma bebida encorpada e forte como um espresso.

Alan vive na Califórnia (EUA) e é um inventor nato. Foi professor na Universidade de Stanford, tem mais de 40 patentes em seu nome e uma de suas criações, o Aerobie Flying Ring, já ganhou um recorde do Guinness Book!

Pois bem, foi na antiga fábrica de brinquedos, a Aerobie, que, em 2005, nasceu a AeroPress. Feita de um material plástico livre de BPA (substância tóxica liberada por policarbonatos quando em contato com calor) ela é uma cafeteira super leve e fácil de ser levada para qualquer lugar.

O café fica pronto em cerca de um minuto e a cafeteira se encaixa à xícara ou ao recipiente no qual será servido, o que faz tudo mais prático.

O funcionamento da AeroPress é bem simples, é como se fosse uma seringa. Para explicar-lo, vamos detalhar cada parte:

  • Êmbolo ou Pistão: é a peça que corre por dentro da cafeteira pressionando o ar para baixo.
  • Tubo externo ou Camisa: o pó e a água são misturados dentro dele e depois se insere o êmbolo.
  • Ponta do Pistão: é como se fosse uma tampa que impede que o ar escape ao ser pressionado.
  • Suporte de filtro: essa peça circular se enrosca na base do tubo externo. O filtro de papel se encaixa dentro dela.
  • Suporte: serve para escaldar o filtro, não faz parte da cafeteira.
  • Porta-filtros: se encontra filtros para comprar na maioria das cafeterias de cafés especiais.
  • Colher medidora
  • Revolvedor: para mexer o café durante a infusão.

Durante a fase de infusão (que pode durar quanto você quiser, mas geralmente em torno de 30 segundos), água e pó estão juntos dentro da AeroPress, com uma camada de ar por cima. Então, se abaixa o Pistão, de forma que o ar entre a ponta do pistão e o café pressione o líquido a passar pelo filtro. Daí, o café já sai pronto na xícara.

Passo a passo e dicas para o preparo

Como se pode ver, fazer café na AeroPress é bem fácil e você é livre para usar a criatividade, mas há dicas fundamentais para dar certo. Comecemos com o passo a passo:

Antes de tudo, escalde a AeroPress, derramando água quente sobre o filtro de papel (para tirar qualquer sabor residual) e dentro do compartimento principal.

Para calcular a quantidade de água, lembre-se que cada uma das 4 marcas desenhadas na parte de fora conta como uma xícara de café (50 ml).

Como a cafeteira já prepara o café na xícara, escolha antes um recipiente com o tamanho ideal para a quantidade a ser feita e cuja base seja resistente, para que você possa pressionar em cima.

Pelo Método Tradicional da AeroPress:

  1. Vamos considerar 25g de pó para 200ml de água. A temperatura usada pelo inventor é 80°C, mas sinta-se livre para mudar as medidas e criar receitas 😀
  2. Comece colocando o filtro de papel dentro da base com furinhos. Em seguida, enrosque-a ao tubo externo.
  3. Apoie o tubo sobre a xícara e ponha o café dentro.
  4. Despeje a água suavemente em movimentos circulares. Se achar mais fácil, use a outra mão para girar a cafeteira.
  5. Durante esse momento de infusão, espere de 10 a 30 segundos. Há quem espere até um minuto ou mais, então vá testando…
  6. “Quebre” a crosta de pó que está por cima com a peça de plástico e mexa suavemente por 10 segundos.
  7. Agora, a melhor parte: coar! Insira o êmbolo de cima para baixo, percebendo que há uma camada de ar entre o café e a ponta do êmbolo (é igual uma seringa, lembra?) e esse ar lá dentro empurrará o café pelo filtro, de modo que já caia na xícara. Então pressione o êmbolo para baixo continuamente, contando devagar de 1 a 25.
  8. Dica do Alan Adler: “Pressione gentilmente. Caso contrário, o café será muito compactado e na verdade demorará mais para ser extraído [por causa da pressão do ar]. O que faz o café da Aeropress ser tão doce é o curto tempo de infusão”
  9. E dica de barista: assim que o café esteja todo no recipiente, pare de pressionar e deixe a camada de ar dentro da AeroPress. Isso se faz para que não passem sabores amargos para a bebida final.

Método AeroPress Invertida:

AeropressA diferença para o tradicional é que agora usamos a AeroPress virada de cabeça pra baixo, com o êmbolo já encaixado – aí a “base” (peça com furinhos que guarda o filtro) é colocada depois. Então:

  1. Encaixe o êmbolo dentro do tubo principal.
  2. Adicione o café, a água, deixe em infusão (assim como no método tradicional).
  3. Quando estiver pronto para filtrar, ponha um filtro (escaldado) dentro da base e a enrosque no tubo, como se estivesse pondo uma tampa.
  4. Depois que tudo está encaixado, desvire todo o equipamento de cabeça pra cima num movimento rápido e suave. Encaixe a cafeteira na boca do recipiente.
  5. Então pressione o êmbolo para baixo continuamente, contando devagar de 1 a 25. Agora é só desfrutar.

Como fica o café feito na AeroPress?

Uma invenção dessas não podia ser melhor: o resultado da bebida final é um café marcante, bem encorpado, delicioso. Alguns inclusive gostam de adicionar água quente para diluir um pouco e ressaltar mais a doçura e acidez.

Na antiguidade, costumava-se deixar o café em infusão por uma hora (imagina que amargo!), mas, com o passar dos séculos, o tempo para se fazer um café foi ficando cada vez mais curto. De acordo com seu inventor, está aí um dos segredos da doçura do café feito na AeroPress – o pouco tempo de infusão!

Para fazer um café bem equilibrado com esse método, recomendamos que você use uma balança de precisão. Ela ajudará a fazer o café do seu jeito, da maneira que quiser inventar e, uma vez que dê certo (ou errado…), você saberá exatamente quanto usou de pó.

Vantagens da AeroPress:

Possibilidades: a AeroPress é um dos métodos de extração mais versáteis que há! Isso porque um pouco que se alterar em relação aos segundos de infusão, a velocidade de filtragem ou a moagem dos grãos, por exemplo, já fará bastante diferença no sabor final.

Sem falar no design, que foi desenvolvido pensando na praticidade. O resultado final alcançou muito mais que isso! Esse método de pressão por ar, além de fazer o café ficar bem encorpado, ressalta suas características mais doces.

Aeropress sozinhaA cafeteira é quase toda feita em polipropileno, um tipo de plástico bem leve. Tem 29cm de altura e pesa menos que 500g. Assim fica fácil levá-la para uma viagem, um acampamento, para o trabalho, para onde for! 😀

Além de usar filtros de papel, a limpeza é bem simples: basta desenroscar a base, dispensar o filtro e dar mais uma pressionada no pistão. Aí a borra do café sai compactada, como se fosse um bolinho. Você pode usá-la para adubar plantas e, inclusive, diz-se que o cheiro do pó espanta mosquitos.

Passar uma água nos componentes já é suficiente para limpar. Evite usar detergente ou esponjas, que podem diminuir a vida útil da cafeteira. Caso algo quebre, é possível comprar peças separadamente.

Justamente por todas essas vantagens, a AeroPress é uma queridinha entre competições de baristas ao redor do mundo. Ela proporciona que você faça cafés únicos, explorando sabores no universo dos cafés especiais e criando suas receitas. São vendidas na maioria das cafeterias de cafés especiais do Brasil.

Genial, não é? A AeroPress foi criada para reinventar o café. E, para não ter erro mesmo, é claro que tem que se usar um café de qualidade! Porque não adianta… se os grãos forem ruins, a cafeteira irá ressaltar todos os defeitos – e, pelo seu bem… não recomendamos tentar em casa, ok?

Então, para te ajudar a eleger o café ideal, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre as melhores marcas de café. Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre a AeroPress!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *